CRAS – um espaço de convivência e garantia de direitos

Durante muito tempo a Assistência Social foi vista como um setor assistencialista, onde as pessoas buscavam ajuda para suas necessidades emergenciais.  Não raros os casos em que esse departamento era usado como um espaço para se fazer politicagem, em busca de votos.

Isso começou a mudar desde a promulgação da LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social que regulamentou a Assistência Social no Brasil. Em 2004 foi criado o SUAS – Sistema Único de Assistência Social que, com vários instrumentos e serviços, regulamentou e organizou o serviço assistencial no Brasil. Um desses serviços foi o CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social, que tem como principal objetivo “Prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.”

Buscando alcançar esses objetivos o CRAS de Cruzeiro do Sul realiza diversas ações durante o ano todo. Dentre elas citamos:

PAIF –Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
Este serviço consiste no trabalho social com famílias de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto dos direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

Atualmente o CRAS atende cerca de 100 famílias, sendo que destas, 40 participam regularmente dos grupos do PAIF que são realizados quinzenalmente onde as famílias são orientadas sobre direitos sociais, convivência familiar e comunitária, educação dos filhos, cidadania, saúde da mulher entre outros.

 

Oficinas com crianças de 7 à 14 anos
O CRAS também se preocupa com as crianças do nosso município. Oferecemos oficinas de Pintura Informática e Dança. As oficinas contam hoje com mais de 120 crianças matriculadas.

Curso de Confecção de Bolsas de Banners
Nos dias atuais há uma preocupação universal em relação ao destino do lixo que produzimos. Todos os dias milhares de toneladas de lixo são depositados em aterros em todas as cidades. Mas há uma forma de minimizar estes danos ambientais através da reciclagem.

Pensando nisso o CRAS contratou uma professora de artesanato para dar aulas de confecção de bolsas de Banners. A intenção é que estas mulheres aprendam todo o processo de confecção, para que posteriormente possam formar uma cooperativa de artesanato para a venda dessas bolsas, gerando renda para suas famílias e para o município.

Curso de Artesanato
No curso de artesanato as mulheres que são beneficiarias do Bolsa Família e/ou gestantes aprendem a confeccionar diversos produtos que podem ser vendidos posteriormente como chinelos, baús, bordados, pintura em tecido, entre outros.

O curso além de funcionar como um estimulo à geração e renda, também funciona como uma roda de conversa, onde as mulheres trocam experiências de vida e ajudam umas as outras.

No caso das gestantes o curso ensina a preparar enxovais para as futuras mamães, que serão distribuídos a elas ao final dos cursos.

Curso de Corte e Costura
Uma importante parceria com a RECCO, uma das maiores empresas de lingeries e pijamas do Brasil, contribuiu para que conseguíssemos concretizar uma demanda antiga do nosso município.

O município comprou 6 maquinas de costura industriais com recursos próprios, e a RECCO fornece o material para o curso. Essa parceria já formou cerca de 30 mulheres, sendo que muitas delas foram contratadas pela própria RECCO para trabalhar em uma de suas fabricas no município de Cruzeiro do Sul.

Cursos em Parceria com o SENAR/PR
O CRAS através de uma parceria com o SENAR/PR promove diversos cursos durante o ano para famílias atendidas pelo CRAS.

Este ano já contamos com 2 cursos com datas definidas, Produção artesanal de alimentos: básico em milho, dias 21 e 22 de maio, e Panificação, dias 10 e 11 de junho. Além destes ainda teremos os cursos de Qualidade de vida da família (agosto), Qualidade de vida para idosos (Julho), Produção artesanal de alimentos: derivados do leite (Setembro), e Produção artesanal de alimentos: básico em mandioca (Outubro).

Além destes, destaca-se o curso do JAA  - Jovem Agricultor Aprendiz, que é realizado em parceria também com a usina Santa Terezinha, e está em andamento.


Para maiores informações sobre os benefícios, vagas para os cursos, ou qualquer outra duvida, procurem o CRAS que a equipe solucionará todas as suas duvidas. Estamos na rua Santos Dumont, 377 e o atendimento é de segunda a sexta-feira das 08:00 às 17:00 horas. Aguardamos a sua visita.

Centro de Referencia de Assistência Social de Cruzeiro do Sul
Rua Santos Dumont, 377
www.facebook.com.br/crascruzeirodosul  
Telefone: (44) 3465 1299
Diretora de Assistência Social: Elizabeth Miya Soda
Coordenador: Hugo Leonardo de Souza
Assistente Social: Mecila Alves
Gestor do Bolsa Família: Simone de Araujo
Auxiliar Administrativo: Viviane de Andrade Lacerda
Auxiliar Administrativo: Fernanda de Souza Matos