DIA DE FINADOS


No Cemitério Municipal de Cruzeiro do Sul, o Dia de Finados foi marcado de muita emoção e saudade. É o dia em que familiares e amigos visitam os túmulos de seus entes queridos para orações, depositarem flores e queimarem velas.
Grupos religiosos realizam terços no decorrer do dia e na Igreja São Judas Tadeu será celebrada a "Missa de Finados".

 

Segundo informações obtidas no site da wikipedia, O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de Novembro, logo a seguir ao dia de Todos-os-Santos.

Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.

 

Segundo informações, o Cemitério de Cruzeiro do Sul está instalado desde da década de 60, porém sua inauguração se deu no ano de 1978 e conta atualmente com 1.128 jazigos e aproximadamente 3.000 sepultados.

 


A Prefeitura Municipal está realizando um levantamento no Cemitério Municipal para catalogar todas as informações e digitalizá-las num sistema próprio. Segundo a administração do Cemitério Municipal, além da identificação por placas dos jazigos e das 10 quadras, Vereadores e técnicos municipais estão definindo o Código de Postura Municipal e o Regimento Interno do órgão, o qual será divulgado no site após sua conclusão.

Na execução do inventário do Cemitério Público Municipal, a Prefeitura Municipal agradece aos colaboradores: Israel Santiago (zé preto), Euclides Cuba (servidor responsável pela manutenção do CM), Cartório de Registros de Cruzeiro do Sul e de vários munícipes.