Notícias

XIV Conferência Municipal de Saúde




A 14ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL VALORIZA A DEMOCRATIZAÇÃO DA SAÚDE.

O Município de Cruzeiro do Sul realizou a sua 14ª Conferência Municipal de Saúde, cujo tema escolhido foi Democracia e Saúde, e os eixos temáticos para os grupos de trabalho com focos na Saúde como Direito; Controle Social na Saúde; Saúde Mental; Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente e Saúde do Idoso.

A Mesa de Honra da abertura da Conferência contou com a presença do senhor Marcos César Sugigan, Prefeito Municipal; da senhora Mônica Andrea Andrade da Fonseca Figueiredo, Diretora Municipal de Saúde senhora Mônica Chaves Françozo, Presidente do Conselho Municipal de Saúde; do senhor Demilson Alves da Silva, Presidente da Câmara Municipal; da senhora Andrea Luciana Braguim, Enfermeira Chefe da Estratégia Saúde da Família e Imunização e do senhor Geraldo Amarildo Lançoni, Departamento Contábil.

No seu discurso, o Prefeito Marcos César Sugigan convidou a todos para um Pai Nosso em memória às vítimas da Covid 19, no Município. Louvou o trabalho dos profissionais de saúde pela incansável dedicação ao enfrentamento da Covid-19, em todos os sentidos, especialmente no processo de vacinação, em consonância com o Plano Nacional de Imunização. Agradeceu a presença de todos e enfatizou sobre a importância da Conferência para a definição das Políticas Públicas de Saúde, no âmbito do Município, em especial pela participação da sociedade civil nas decisões.

O Presidente da Câmara, vereador Demilson Alves da Silva também enalteceu o trabalho dos profissionais de saúde e desejou um excelente trabalho aos participantes da Conferência.

A Diretora Municipal de Saúde, senhora Mônica A.A. da Fonseca Figueiredo, mais uma vez agradeceu a presença de todos. Disse que a Conferência significativa um momento especial para se delinear Políticas Públicas em Saúde de forma conjunta, Poder Público e Sociedade Civil Organizada. Lembrou da situação pela qual passava o Município em virtude da pandemia que ceifara vidas no Município, o que impossibilitou, inclusive uma maior participação da comunidade, no entanto, graças ao trabalho de toda Equipe, médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, técnicos podia afirmar que os resultados eram satisfatórios e a Conferência seria um sucesso.

A senhora Mônica Chaves Françozo, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, fez uma explanação acerca dos casos da Covid-19, informando número de exames, casos suspeitos, confirmados, recuperados é a metodologia de acompanhamento e atendimento da população.

O contador Geraldo Amarildo Lançoni apresentou relatório acerca de recursos financeiros ordinários e extraordinários investidos na área de saúde do Município.

Toda condução dos trabalhos ficou sob a responsabilidade do senhor Douglas Augusto Sitoni e a sistemática adotada possibilitou uma participação frutífera de todos os participantes representantes de entidades públicas e privadas do Município, com direito a voto nas deliberações.

Apresentadas as Propostas, as mesmas foram aprovadas por todos os segmentos representados na Conferência. Os representantes também apresentaram, por escrito, opiniões e sugestões que, lidas e discutidas ficaram aprovadas e inseridas na adoção das Políticas Públicas de Saúde, a serem efetivadas no âmbito do Município.

O encerramento da 14ª Conferência Municipal de Saúde foi coroada, por unanimidade, com a nomeação dos membros do Conselho Municipal de Saúde, assim constituído: Representantes do Segmentos de Usuários – Titulares: José Barbosa Bispo – Vila Rural; Adil Pedrosa da Silva – Centro Espírita;Marinalva Teixeira Chaves – Assentamento São José; Nizete Francisco de Oliveira – Pastoral da Saúde; Suplentes: Rosivaldo da Silva Barbosa – Igreja Batista Ebenezer; Maria Canônico Rovida – Vicentinos; Tatiane Carneiro de Anunciação Boto – APMI e Maria Aparecida Buso Araújo – Pastoral da Criança. Representantes do Segmento de Trabalhadores da Saúde – Titulares: Mônica Françoso Chaves; Simone de Araújo; Elena Gusman Souza de Andrade e Suplentes: Camila Sichieri Thomé; Edmar Bellato e Maria Luíz Alves. Representantes do Segmento Gestores – Titular: Mônica Andrea Andrade da Fonseca e Suplente: Ana Cláudia Cortez. CONSELHO DELIBERATIVO – Presidente: Mônica Françoso Chaves; Vice-Presidente: José Barbosa Bispo; 1º Secretário: Edmar Bellato e 2º Secretário: Adil Pedrosa da Silva.


CLIQUE ABAIXO PARA VISUALIZAR DOCUMENTAÇÃO