O Município de Cruzeiro do Sul, apesar do frio e garoa que marcaram a manhã do 7 de setembro, manteve o desfile de rua em comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil que culminou com grande concentração de patriotas orgulhosos pelo civismo e amor à Pátria, na Praça Central. Organizada pelo Departamento Municipal de Educação houve a participação de demais Departamentos Municipal e das Direções e dos Profissionais da Educação de todas as escolas públicas municipais e estaduais do Município, todos empenhados no resgate desse evento histórico que sempre marcou a sociedade brasileira.
As apresentações tiveram início com o desfile comemorativo, ao som da Fanfarra do Município de Santa Inês, constituída por 68 participantes, sob a regência do Maestro Carlos Leal. Na oportunidade estiveram participando das apresentações; a equipe do Projeto A Arte de Reciclar, sob a coordenação da 1ª Dama, Cristina Sugigan, ostentado pela Bandeira Nacional confeccionada de material pet; a equipe de profissionais do Departamento de Educação, sob a égide do Projeto Sementes para o Amanhã – Prevenção ao Nascituro, destinado às gestantes através de palestras, oficinas e trocas de experiências vivenciadas; Projeto Primeiras Letras – Alfabetizando que tem como principal objetivo erradicar o analfabetismo. O Centro Municipal de Educação Infantil Anália Mendes Tenório com a participação de professoras e alunos atendidos pela escola, sob a coordenação da Diretora Roseli Tofanelli. O Centro Municipal de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho – Pré Escolar – numa bonita apresentação alusiva ao tema da bandeira nacional, com os profissionais de educação e alunos, sob a coordenação da Diretora Roseli Tofanelli; A Escola Municipal Professor Flávio Sarrão, com seus alunos, professores e demais profissionais da educação, que deram ênfase Carnaval - O reino das Fantasias; Tradições Juninas; Um resgate ao passado: Anos 60; As Floristas; ao PROERD – Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência; Alegria: os Palhaços e os Ciclistas, sob a coordenação de sua Diretora Aparecida Corniani Grandi. O Departamento Municipal da Agricultura, com a apresentação de produtos do Município, sob a coordenação do Diretor Fernando Canônico Rovida. O Departamento Municipal de Cultura que trabalhou temas da cultura junina, esporte e lazer na Melhor Idade, através da Associação Sul Cruzeirense da Melhor Idade – ASCMEI – sob a coordenação da Diretora Magaly Aparecida Borgo. O Departamento Municipal de Esportes, com o tema dos benefícios de práticas desportivas e apresentação de Projetos Esportivos desenvolvidos no Município, sob a coordenação do Diretor Nivaldo de Oliveira. O Departamento Municipal de Ação Social, com participantes dos Projetos Karatê, Hidroginástica e Dança, sob a coordenação da Diretora Mecila Alves. A Escola Estadual Eurides Cavalcanti Tenório, com temas voltados aos Projetos Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo – AETE – e o Grêmio Estudantil, sob a coordenação da Diretora Professora Silvelaine Lopes. O Colégio Estadual Dr. Romário Martins, com a participação de alunos e professores, sob a coordenação da Diretora Professora Luciana.
A Família Gueitebol, com a apresentação dos seus membros participantes dessa modalidade esportiva que já conquistou vários títulos regionais e interestaduais, propagando o Município. A Associação Recreativa Esportiva Cruzeiro do Sul – ARESC – que preserva a cultura da Colônia Japonesa no Município. O Grupo Vida Corrida, com o tema da saúde através de práticas de corridas em estradas rurais, sob a coordenação de seus diretores Hugo Leonardo de Souza, Luciana Harada e Yukio Noda. O Colégio Estadual Barão do Rio Branco, do Município de Inajá, com o Projeto APED, desenvolvido no Município, com alunos e professores das duas turmas do EJA – Educação de Jovens e Adultos. A Paróquia São Judas Tadeu, sob a coordenação do Pároco José Antônio, oportunidade em que enfatizou a História da Paróquia, aos longo dos seus 62 anos de trabalho Evangelizador no Município, bem como da Arquidiocese de Maringá, com homenagem a todos os padres que trabalharam no Município e bispos que estiveram à frente da Arquidiocese, desde a sua instalação e participação com apresentação de todos os Movimentos, Pastorais e Serviços Paroquiais. A Comitiva Os Abandonadus, idealizado pelos membros Fábio Kadoaki, Sônia Senra e o senhor Naldo Santos, atual presidente, que mantêm viva a cultura da cavalgada, propagando o Município por todos os lugares em que se apresentam.
Após as apresentações todos os participantes e munícipes se concentram na Praça Central em frente ao Palanque de Autoridades onde foram feitas apresentações musicais executadas pela Fanfarra Municipal de Santa Inês. O Prefeito Marcos César Sugigan discursou e agradeceu a participação de todos e parabenizou a todos os envolvidos pelo trabalho de resgate de manifestação cívica e patriótica que há muito não se via. Agradeceu ao Prefeito Bruno Luvisotto, do Município de Santa Inês, pelo brilho com que a Fanfarra daquele Munícipio, sob a regência do Maestro Carlos Leal, proporcionou a todos os presentes. O vereador Milton Aparecido Soró Andrade da Fonseca, representando o Poder Legislativo Municipal enfatizou a importância da data cívica, símbolo maior da liberdade do povo brasileiro. Elogiou os organizadores, em especial os diretores de estabelecimentos de ensino que se envolveram sem medir esforços para a apoteose de evento cívico. Parafraseou o texto do poeta Olavo Bilac que na sua essência conclama: Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste. Lembrou que a Pátria é a segunda mãe de um povo. Logo, era preciso amar o país, o estado, a terra de nascimento de cada um, com ardor e crença na pujança que sempre será fruto do trabalho, de todos os trabalhos, daqueles que amam e constroem o seu chão, tornando-se a verdadeira liberdade e independência de um povo.