Notícias

1º CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRASEDA




CRUZEIRO DO SUL SEDIA O 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRASEDA E O 37º ENCONTRO ESTADUAL DE SERICICULTURA E 4ª JORNADA TÉCNICA DE SERICICULTURA DO OESTE PAULISTA.

O Município de Cruzeiro do Sul, em data de 22 de Julho, sediou o 1º Congresso Internacional da Associação Brasileira da Seda do Governo do Estado do Paraná – ABRASEDA – e o 37º Encontro Estadual de Sericultura e 4ª Jornada Técnica de Sericicultura do Oeste Paulista, em parceira com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR, através de Plataforma Adquirida pelo Município para Transmissão on line, por Paineis de Apresentação, no Auditório Prefeito Tomoyuki Haradda, da Biblioteca Pública Municipal.

O encontro foi realizado em formato híbrido, via plataforma virtual, transmitindo ao vivo e internacionalmente e também nos pontos de compartilhamento presencial, em municípios credenciados, dentre os quais o Município de Cruzeiro do Sul, onde foi organizado pelo Diretor do Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Senhor Fernando Canônico Rovida, em parceria com os Técnicos Edson Libanori e Eduardo Libanori do escritório local do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - IDR e senhor Francisco Osmar dos Santos representante da Fiação de Seda Bratac. A programação teve início a partir das 7 horas, com a recepção de autoridades e produtores locais e abertura oficial, a partir das 8 horas.

Na abertura oficial do encontro, os representantes do Poder Executivo Municipal, senhores Marcos César Sugigan, Prefeito Municipal e Waldemir Natal Marion, Vice-Prefeito, deram boas-vindas a todos os presentes enaltecendo o trabalho dos responsáveis pela organização do evento e, em especial, a participação maciça dos sericicultores do Município, cujo trabalho de produção representava divisas e agregação de valores significativos para a economia do Município, além de preservar e aprimorar o trabalho da agricultura familiar uma vez que, a maioria dos 47 produtores de seda do Município trabalhavam em regime de economia familiar, tornando a atividade uma das principais alternativas de renda para todos.

Na apresentação dos técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, o Estado do Paraná, de acordo com dados da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, conta com mais de 1,8 mil produtores de casulo de seda em 165 municípios, que ocupam 3.900 hectares de plantação de amoreiras (que são alimentos para os bichos). São 2.535 toneladas produzidas anualmente, o que representa 83% de toda a seda produzida no País. Diretor do Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, apresentou dados nos quais o Município de Cruzeiro do Sul que já estivera entre os maiores produtores de casulo do Estado, retomou as atividades sericícolas após um grande período de recessão, com fechamento de barracões e hoje, graças às parcerias que o Município firmou com à época com a Emater e com Fiação de Seda Bratac que se instalou no Município, com incentivo da Administração.

Os painéis tiveram início a partir das 9 horas e abordaram temas como práticas culturais, compactação de solo e cultivo intercalado; agroecologia; técnicas de manejo; produção mecanizada e cultivo orgânico, com acompanhamento estimado de 4 mil produtores e familiares, cuja renda é a produção da seda, com vistas à ampliação e ao aprimoramento do trato e da produção da seda.

Os participantes absorveram conhecimentos específicos na disseminação de boas práticas na Sericicultura e conscientização, por meio dos painéis temáticos acessados na plataforma virtual de ensino à distância (EAD) que priorizaram a Inclusão Digital Rural e conectou, aproximadamente, 4.000 Sericicultores à tecnologia digital de aprendizado à distância; Aumento da Renda na Propriedade Rural Familiar. Através da divulgação de boas práticas na Sericicultura para otimização da produtividade e aprimoramento da qualidade dos casulos de seda; Combate ao Êxodo Rural, mediante o incentivo aos pequenos produtores rurais familiares à diversificação da produção com diferentes técnicas de manejo e cuidados com os recursos naturais e Sensibilização Quanto ao Uso Correto de Defensivos Agrícolas, com estimulo à aplicação correta de produtos químicos para evitar a deriva e consequente contaminação de áreas vizinhas.

Na avaliação dos organizadores o encontro foi muito produtivo para todos os envolvidos, especialmente os produtores e familiares que poderão, a partir dele, ampliar e aprimorar sua produção. Durante toda a apresentação, as informações foram complementadas pelos técnicos participantes para elucidar as dúvidas apresentadas. O encerramento do Encontro deu-se com sorteio de prêmios entre os produtores, ocasião em que o produtor Adilson Nascimento da Silva ganhou um tablet multilaser doado pela ABRASEDA e outros produtores ganharam prêmios doados pelo Depósito de Material de Construção Paraná (uma carriola); Depósito Construsul (um chuveiro); Sicred (3 kits de produtos); Cresol (kit de boné e chapéu) Supermercado Moretti (bomboniere); Casa de Ração da Rita (boné) e Mercearia 3 Marias (um bolo). Após a premiação foi feita a confraternização entre os participantes.