Notícias

Vacinação do Grupo "Comorbidades


Dúvidas e respostas


ATENÇÃO: CONFORME COMUNICADO GGMON 005/2021 EXPEDIDO PELA ANVISA EM 11 DE MAIO DE 2021, ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSA A VACINAÇÃO EM GESTANTES COM A VACINA OXFORD / ASTRAZENECA / FIOCRUZ CONTRA O COVID-19. LEIA AQUI

O Departamento Municipal de Saúde, em conformidade com o Plano Nacional de Imunização - 6ª Edicão, de 28/04/2021, relaciona as principais dúvidas sobre a vacinação do COVID-19 para o Grupo Prioritário "COMORBIDADES".

Quais são os critérios para vacinação contra a Covid-19 nestes grupos?

  • O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), definiu o processo de vacinação de pessoas com comorbidades em duas fases:

  • a) Na fase I serão vacinados, proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponível, pessoas com síndrome de down de 18 a 59 anos; pessoas com doença renal crônica em diálise, de 18 a 59 anos; pessoas com deficiência permanente grave, com BPC (Benefício de Prestação Continuada), de 18 a 59 anos, e pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos.

    b) Na fase II, proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponível, as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos de pessoas com deficiência permanente grave e pessoas com comorbidades.


    Quais doenças são consideradas “comorbidades” para a vacinação?

  • Acessar PLANO NACIONAL DE VACINAÇÃO RESUMIDO para o referido grupo. Nele constam as comorbidades a considerar.


  • A vacinação contra a Covid-19 será realizada por faixa etária neste grupo?

  • Sim. A vacinação contra a Covid-19 está sendo realizada em pessoas acima de 18 anos. Nesta etapa as pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos será realizada por idade decrescente, ou seja, 59, 58, 57, 56 e 55 anos. As demais pessoas do grupo comorbidades poderão se vacinar desde que tenha 18 anos ou mais.


  • Quais documentos específicos quanto a COMORBIDADE o público deste grupo deve apresentar para ter direito?

  • Os crônicos renais deverão ser vacinados diretamente nas clínicas em que essas pessoas realizam o tratamento de diálise. Portadores de síndrome de down também têm um cadastro na UBS. Aqueles que por algum motivo não tiverem sido pré-cadastrados em programas relacionados à sua doença ou condição deverão apresentar documentação comprobatória, como, por exemplo, exames, receitas, recomendação e relatório médico etc. Paralelamente poderão ser utilizados os cadastros já existentes na Unidade de Saúde do Município, para facilitar este processo na hora da pessoa receber a vacina.


  • A pessoa precisa obrigatoriamente levar comprovação de recomendação para vacinação contra a Covid-19?

  • Aqueles que não têm exame comprobatório no cadastro / sistema público municipal da UBS, devem apresentar a documentação médica já informada acima.


  • Quem está no grupo de comorbidades e já teve Covid-19 tem de se vacinar?

  • Sim. Vale a regra geral. Quem já teve a doença dever ser vacinado 30 dias após o início dos sintomas.


  • Qual horário e local para a vacinação das pessoas deste grupo

  • A vacinação ocorrerá nas pessoas acamadas ou impossibitadas de locomoção por doença grave no próprio domicílio, sendo realizado das 08 horas as 17 horas. Para os demais a vacinação ocorrerá na sede da UBS - Unidade Básica de Saúde também no horário das 08 as 17 horas. A UBS está localizada na Rua Vereador João Lemes da Silva, 723 - próximo a igreja Matriz.


  • O Departamento de Saúde comunica ainda que havendo dúvidas, as pessoas poderão procurar a UBS pessoalmente ou ligar para o telefone 3465.1935 - Setor de Imunização do COVID-19.