Notícias

Encontro com lideranças da Região Pastoral da Arquidiocese de Maringá

No dia 19 de novembro de 2021, aconteceu o Encontro entre autoridades do Clero e dos Poderes Executivo e Legislativo dos Municípios que compõem a Região Pastoral 9, de Paranacity, da Arquidiocese de Maringá representada pelos Municípios de Nova Esperança, Uniflor, Paranacity, Inajá, Paranapoema, Jardim Olinda e Cruzeiro do Sul.

O evento, de iniciativa do Pe. Edinei José Rigolin, pároco da Paróquia São Judas Tadeu, de Cruzeiro do Sul e Paróquia Imaculada Conceição, de Uniflor, Coordenador da Região Pastoral, aconteceu no Centro de Convivência do Idoso, em Cruzeiro do Sul, com a presença do Arcebispo Metropolitano de Maringá, Dom Frei Severino Clausen.

Na oportunidade, acompanhavam o Arcebispo Metropolitano, além do Pe. Edinei José Rigolin e o Diácono Manoel Antonio de Souza, da Paróquia São Judas Tadeu, de Cruzeiro do Sul, os párocos: Pe. Vinícius Alves Martins, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Paranacity; Pe. Marcelo Alves Ferreira, da Paróquia São Pedro Apóstolo, de Inajá e que atende as comunidades católicas de Paranapoema e Jardim Olinda; Pe. Claudinei Martins Romão e Pe. José Antônio Nogueira Pontes, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Nova Esperança; Pe. Naílson Bacon, da Paróquia Bom Pastor, de Paiçandu e Assessor de Comunicação da Arquidiocese.

Os Poderes Executivo e Legislativo dos Municípios da Região Pastoral estiveram assim representados: Marcos César Sugigan, Prefeito de Cruzeiro do Sul, anfitrião do encontro, acompanhado da 1ª Dama Maria Cristina Benati Sugigan; Waldemir Natal Marion, Vice- -Prefeito e o Vereador Demilson Alves da Silva, Presidente da Câmara; Waldemar Naves Cocco Júnior, Prefeito de Paranacity e o Vereador Noel Aparecido Guedes, Presidente da Câmara; Kleber Geraldo da Silva, Prefeito de Inajá e Vereador Luiz Carlos de Souza, Presidente da Câmara; Lucimar de Souza Morais, Prefeita de Jardim Olinda, Weverton José, Vice- -Prefeito e o Vereador Nelson Rodrigues Gomes, Presidente da Câmara Municipal; Wilson Roberto Pasquini, Vice-Prefeito de Nova Esperança, representando o Prefeito e o Vereador Bryan Oliveira Pasquini, Presidente da Câmara; José Bassi Neto, Prefeito de Uniflor, o Vice- -Prefeito Luiz Ricardo Ornelas e o Vereador Romualdo Adriano Rodrigues, Presidente da Câmara; Vilma Ferrarezi, Diretora do Centro de Referência de Assistência Social, representando o Prefeito de Paranapoema, acompanhada da Assistente Social Simone Marques.

O objetivo do encontro, na perspectiva do seu mentor, Pe. Edinei José Rigolin, era possibilitar um maior estreitamento do diálogo entre a Igreja e os Poderes Públicos, em busca de um Caminhar Juntos, Irmanados no Trabalho da Construção de uma Sociedade mais Justa e Fraterna, para a Garantia de Paz e do Bem Estar Comum.

Nesse sentido, a didática do Encontro foi marcada, primeiro, pelos relatos de todos os Prefeitos dos Municípios da Região Pastoral que expuseram quais tem sido as maiores dificuldades que têm enfrentando como gestores, em especial os pequenos Municípios que muito pouco produzem de Recursos Próprios, situação agravada com o advento da pandemia da Covid-19, quando muitas frentes de trabalho foram fechadas, causando desemprego e, por extensão, a fonte de renda de muitas famílias.

Houve unanimidade dos gestores públicos, no que se refere à parca receita para cumprir as despesas dos Municípios na execução de Políticas Públicas em todas as esferas, em especial na área de saúde, em que a determinação legal impõe gastos de 15% e todos estavam investindo 30% ou mais do orçamento, entendendo que essa área, assim como a educação, devem ser a prioridade das administrações, sem prejuízo de investimentos nas demais áreas, também de fundamental importância e significação para as comunidades urbana e rural dos Municípios. As dificuldades dos gestores presentes, de acordo com a realidade dos Municípios ficaram evidentes, serem as mesmas uma vez que estão numa região de pouca densidade demográfica o que diminui investimentos por parte da estrutura estadual, tornando-os, ainda, mais pobres e com maiores problemas sociais, dada a falta de oferta de empregos para que os pais de família pudessem prover suas famílias e, imbuídos dessa construção de uma sociedade mais justa e fraterna, os gestores públicos dispensavam atenção prioritária para solucionar esses problemas que, não abraçados, feriam a dignidade humana de parcela significativa das comunidades, mesmo porque assim viam a essência, alicerçada na Fé Cristã, de se trabalhar para atender os menos favorecidos.

Durante todos os relatos dos gestores, marcados por dificuldades e uma certa aflição por viabilização de soluções concretas, Dom Severino Clasen, atentamente os ouvia. Na sua fala, o Arcebispo Metropolitano de Maringá agradeceu a oportunidade de poder conhecer e ouvir, pessoalmente, a realidade e os anseios dos gestores da Região Pastoral; parabenizou ao Pe. Edinei José Rigolin, pela feliz iniciativa e a todos os párocos que atenderam à proposta. Lembrou que a Igreja e o Poder Público tem o compromisso de trabalhar a favor dos menos favorecidos e que percebeu essa posição em todos os gestores, durante suas falas.

Enfatizou que não há como acreditar em uma gestão pública que não invista e priorize políticas públicas eficazes, na educação e saúde, os dois maiores pilares para a construção de uma sociedade mais livre, de paz e bem estar comum. Entendia os anseios dos gestores da Região Pastoral, ao tomar conhecimento das realidades, similares por sinal, que se lhes apresentava e que via a necessidade da elaboração de um Projeto Regional, a partir de um levantamento do potencial de cada Município, capaz de atender as demandas, capazes de solucionar problemas gerados, principalmente, pela falta de oferta de emprego e renda às famílias dos trabalhadores para viverem com dignidade.

Foi claro ao afirmar que há possibilidade de se buscar recursos, alternativas para uma ação nesse sentido, mas era preciso de um projeto bem elaborado, com a participação de todos. Para o resgate da dignidade humana era urgente a adoção de práticas de gestão públicas voltadas à segurança alimentar no combate à fome; efetivo auxílio emergencial aos mini, pequenos e médios empresários e produtores rurais, em especial aqueles que produzem em regime de economia familiar e que vivem no campo, além de uma oferta de apoio psicológico e espiritual às pessoas, este inclusive, adotado com prioridade, pela Igreja.

Deixou manifestado apoio aos gestores por proposição dos mesmos, os serviços de comunicação da arquidiocese que, atualmente, é dos mais acessados por todas as comunidades da região de Maringá. Lembrou que para toda caminhada, é preciso dar o primeiro passo ... plantar a semente e, mesmo engatinhando, com o tempo os objetivos há de ser alcançados.

Complementando os relatos, autoridades propuseram que Dom Frei Severino Clasen apoiasse a todos na busca de soluções para as dificuldades, com implementação de ações efetivas com apoio dos governos estadual e federal, principalmente no sentido de darem mais atenção à região com incentivos à instalação de estruturas produtivas como dos, principalmente, pela falta de oferta de emprego e renda às famílias dos trabalhadores para viverem com dignidade.

O Pe. Edinei José Rigolin, mentor do encontro, finalizou conclamando a todos para que, com coragem e vontade ferrenha, através de ações concretas, buscassem implementar ações de benefícios aos mais pobres, aos menos favorecidos.

Que se fizessem investimentos para auxiliar os mini e pequenos produtores rurais, em especial aqueles que vivem em regime de economia familiar, com fomentos à produção e aquisição de seus produtos.

Finalizou dizendo que tinha muita fé em ver projetos, nesse sentido, sendo executados, além de outros com vistas a promover a vida e vida com abundância àqueles que vivem na pobreza, à margem da sociedade, muitas vezes esquecidos e jogados à própria sorte. Acreditava na eficácia do encontro, como o ponto de partida para grandes conquistas no sentido de valorização da vida.

O encontro foi encerrado com um coffe break preparado pela Equipe do Departamento Municipal de Cultura, do Município de Cruzeiro do Sul, oportunidade em que ampliou as apresentações mais pessoais entre as autoridades dos poderes públicos e do clero, em especial com Dom Frei Severino Clausen.

Encontro Regional Arquiodiocese

Fonte: “Jornal O Regional de 24/11/2021 – Edição 3383 – Pg 03”