Notícias

Projeto Magia do Natal 2021

COM O PROJETO INOVADOR MAGIA DO NATAL DA 1ª DAMA CRUZEIRO DO SUL FESTEJA O NATAL
ILUMINADO E LEVA ARTE CULTURA E ENTRETENIMENTO À POPULAÇÃO.

Uma semente foi plantada a partir de um ideia nascida, ainda no primeiro semestre, deste Ano, no Município de Cruzeiro do Sul: A Idealização do Projeto A Magia do Natal, com vistas a produzir enfeites natalinos para decoração de Final de Ano, a partir de materiais recicláveis, em especial garrafas pets. A proposta pela 1ª Dama do Município, senhora Maria Cristina Benatti Sugigan tomou forma. O prefeito Marcos César Sugigan, com a 1ª Dama, a Diretora Municipal de Cultura, Magaly Aparecida Borgo, com sua Equipe de Trabalho, o Diretor Municipal de Esportes e Lazer, Nivaldo Boiadeiro de Oliveirainiciaram as primeiras reuniões com todos os Diretores de Departamentos, Grupos de Voluntariados de todos os segmentos do Município: comércio, Igrejas, grupos de afinidades de lazer, a exemplo do Grupo Vida Corrida, de trabalho e, a partir de Julho todos os que se propuseram a trabalhar, colocaram a mão na massa para vestir a ideia proposta.

As atividades alusivas ao 66º Aniversário do Municípiotiveram início com a Inauguração das Luzes de Natal, no dia 1º de Dezembro que deixaram a cidadecom muito mais Luz e Magia. Um resgate dos valores, da tradição e do encanto natalinos. Ficou evidenciado o verdadeiro espírito do Natal: a bondade, a esperança renascida novamente, para a paz, para o entendimento e para benevolência dos homens e acima de tudo a fraternidade, solidariedade e amizade, marcado por apresentações: Teatro do Nascimento de Jesus, pelo Grupo de Karatê do Município e Musicais com os cantores Márcia Reggiani e o filho Venâncio e Jéssica e William e terminou com o Grande Sorteio de Prêmios do Magia do Natal, na Praça Central.

Na abertura da Magia do Natal, o Vereador Celso Alves de Figueiredo falou em nome da Câmara Municipal. Parabenizou a iniciativa e agradeceu a presenta de todos, em nome de toda a equipe envolvida no Projeto de iniciativa da 1ª Dama do Município e apoiada pelo Prefeito. O mais importante, disse o vereador, é que a Festa fora feita para todos, numa homenagem ao Nascimento do Senhor Jesus, com comemoração de todos os cruzeirenses.

A 1ª Dama, Maria Cristina Benatti Sugigan agradeceu a presença de todos e o empenho de todos. Lembrou que neste ano o Município passou por dias muito difíceis, de muita tristeza, muita dor no coração, pela perda de 12 pessoas muito queridas do nosso município, em conseqüência da COVID-19. Conversando com o esposo César questionou o que sepoderia fazer para trazer alegria para nossa cidade. Daí surgiu a ideia do Projeto Magia do Natal, data que une todos os povos do mundo, trazendo esperança nesta data tão especial que era o Natale que ficava comprovado a cada peça que era montada quando se via sorrisos de felicidade estampado no rosto de todos os que trabalhavam razão maior de ter valido a pena o esforço de todos. Convidou a todos os participantes o Projeto Magia do Natal para se fazer presentes e que era impossível nominar cada um. Agradeceu, primeiramente, a Deus pela intercessão divina que fez com que todos perseverassem, a todos os voluntários de todos os segmentos do municípi0. À Diretora Municipal de Cultura, Magaly Aparecida Borgo, sempre incansável e pronta para asintervenções, durante meses ininterruptos;àsua sogra, Sabina Sugigan, que fora uma guerreira, sempre pronta para o trabalho e, a todos os que participaram de uma forma ou de outra para a concretização desse sonho.

O Vice Prefeito, Valdemir Marion, em breves palavras, cumprimentou o Prefeito Marcos César Sugigan, os Vereadores e toda a Equipe do Projeto Magia do Natal; a cada um dos cruzeirenses e, em especial, a 1ª Dama Maria Cristina Benatti Sugigan, pela idéia, pelo idealismo, pela iniciativa e visão de propiciar um Natal diferente, participativo, coletivo e, por tudo isso, mais próximo de todos.

Para encerraros discursos de Abertura da Magia do Natal, O prefeito César Sugigan, cumprimentou a todos os presentes; o vice-prefeito, a Câmara de Vereadores; a todas as equipes que fizeram parte do projeto; todos os diretores e suas equipes e, de forma especial, a esposa que coordenou todo o trabalho. Ratificou que era preciso trazer alegria e entusiasmo para nossa gente, a semente plantada do Projeto, onde tudo fora feito com muito carinho, muito amor e respeito por todos os envolvidos pela felicidade proporcionada. Agradeceu a todas as entidades religiosas, cujo segmento possibilitou a participação de significativo número de pessoas gente. Agradeceu à Colônia Japonesa, pela cessão do salão, gratuitamente, onde as voluntárias trabalharam, arduamente, na montagem dos Arranjos de Natal e com espaço suficiente para receber o material bruto, reciclar e montar e hoje espalhados nas três praças e, no acesso principal da cidade. Finalizou conclamando a todos para em 1 minuto de silêncio, prestar homenagem às vitimas da COVID-19, cujas vítimas foram pessoas importantes na vida de tantas pessoas e ajudaram a construir a História do Município.

As atividades programadas do Magia do Natal continuaram, em clima de festa e espírito natalinos com Apresentação Artística Comunidade Evangélica Nova Esperança, no dia 02, a partir das 20h, sob o comando do Pastor Edson Pereira; Apresentação Artística do Grupo de Educação de Jovens e Adultos, da Escola Municipal Professor Flávio Sarrão, no dia 03 dezembro, a partir das 20h; A festiva Chegada do Papai Noel, na Praça Central, dia 04, às 19 h, para alegria geral da criançada e a Apresentação Artística a Igreja Evangélica Jesus Cristo é Esperança, com a Pastora Ana Paula; no domingo, dia 5, às 18h, para delírio da criançada, a Chegada do Trenzinho e Apresentação Artística com alunos do 5º ano da Escola Municipal Professor Flávio Sarrão; no dia 6, às 20h, Apresentação Artística da Igreja Evangélica Presbiteriana Renovada, sob a coordenação do Pastor Ademilson; no dia 7, no mesmo horário, a Apresentação Artística do Centro Espírita Allan Kardec, coordenado pela senhora Sílvia Moretto; no dia 8, a partir das 19h, as festividades ficaram por conta da Semifinal do Campeonato Municipal de Futebol Suíço, organizado pelo Diretor Municipal de Esportes e Lazer, Nivaldo Boiadeiro de Oliveira e a Apresentação Artística da Igreja Evangélica Só o Senhor é Deus, sob a coordenação do Pastor Dener e Apresentação Artística da Igreja Evangélica Ebenézer, sob o comando do Pastor Paulo Isael da Silva; no dia 9, às 20h, Apresentação Artística da Igreja Evangélica Pentecostal Formosa, sob a coordenação de Pastor Nilton; no dia 10, a Final do Campeonato Municipal de Futebol Suíço e Apresentação Artística da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missão, sob o comando do Pastor Wagner; no sábado, dia 11, Apresentação Artística a Igreja Católica, Paróquia São Judas Tadeu, com a Encenação Teatral do Nascimento de Jesus, coordenado pelo Pároco Padre Edinei José Rigolin e Apresentação da Companhia de Reis Estrela Guia, de Paranacity, coordenada por Edson dos Santos Silva, o Edinho, e finalizada com a Premiação do I Concurso de Árvores de Natal, confeccionadas com materiais recicláveis, 2021.

O encerramento da Programação Festiva deu-se no domingo, dia 12, com Show da badala da Banda Herança, uma realização do Departamento Municipal de Esportes e Lazer, através do seu Diretor, Nivaldo Boiadeiro de Oliveira. O evento reuniu milhares de pessoas do Município e da região lotando a Praça Central e as ruas ao seu entorno, todos felizes, numa verdadeira manifestação da alegria emanada do espírito natalino, oportunidade em que foram arrecadados alimentos não perecíveis para serem distribuídos para o Natal das famílias da comunidade.

Para os discursos de agradecimentos pela realização do Projeto Magia do Natal, foram convidados para subir ao palco, o Prefeito Marcos César Sugigan e sua esposa, 1ª Dama Maria Cristina Benatti Sugigan; o Vice-Prefeito Waldemir Natal Marion; o Presidente da Câmara, Vereador Demilson Alves da Silva, os Vereadores Valdecir Raimundo, Silvana Aparecida Dutra Viana, Sônia Aparecida Senra, Celso Alves de Figueiredo, Erisvaldo Polaco Alves dos Santos e Milton Aparecido Soró Andrade da Fonseca. Os vereadores Deosdete de Jesus Neves e Milton Monteiro não puderam prestigiar o evento por motivo de Saúde e de trabalho.

O Presidente da Câmara, Vereador Demilson Alves da Silva discursou, agradecendo a presença de todos e parabenizando à 1ª Dama, Maria Cristina Benatti Sugigan, pela iniciativa e ao Prefeito Marcos César Sugigan e toda a equipe por acampar e possibilitar a realizaçãovitoriosa de implantação do Projeto Magia do Natal, um novo marco cultural para a História do Município. Lembrou as tantas festas que o Município realizara em mandatos anteriores, muitas delas proporcionadas pelos saudosos José Carlos da Silva e Ademir Mulon que, mesmo não estando mais em nosso meio, sempre serão lembrados com carinho por todos. Desejou Feliz Nata e Ano Novo, com vida renovada para todos.

O Vereador Milton Aparecido Soró Andrade da Fonseca cumprimentou as autoridades e a toda população que se fazia presente. A partir do tema Tudo Vale a Pena se a Alma não é Pequena, do escritor português, Fernando Pessoa, parabenizou a perseverança, tenacidade e comprometimento de todos os envolvidos com a ideia que inovará, sem dúvida, as Festividades de Natalno Município. Enalteceu a brilhante ideia e o desprendimento da 1ª Dama, Maria Cristina Benatti Sugigan, na coordenação dos trabalhos, bem como a Diretora Municipal de Cultura, Magaly Aparecida Borgo e sua Equipe que, com afinco, dedicou-se na distribuição e arrumação dos arranjos natalinos, confeccionados pelos voluntários envolvidos, por pontos estratégicos do Município. Ao Diretor de Esportes e Lazer, Nivaldo Boiadeiro de Oliveira, responsável pela realização do Show de encerramento, com chave de ouro, da Programação do Magia do Natal. Desejou Feliz Natal e Ano Novo Próspero de Realizações a todos e que 2022 seja o ano do completo livramento da pandemia que, por dois anos, separaram as pessoas, por conta do distanciamento a que se submeteram.

O Vice-Prefeito Waldemir Natal Marion cumprimentou a todos e agradeceu a presença de todos. Parabenizou a 1ª Dama pela iniciativa do Projeto que foi um sucesso em todas sua construção. Projeto que trouxera um ar de festa natalina imensurável o que se podia observar nos sorrisos dos voluntários, a cada etapa trabalhada para sua realização e, em especial, a euforia de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com a arte à disposição de todos. Aludiu a ocasião em que, no seu mandato, tivera o primeiro contato com a Banda Herança, por intermédio do Diretor de Esporte e Lazer e que, nesta data tão especial, abrilhantava a Festa dos 66º Aniversário do Município. Desejou um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos e mais uma vez parabenizou a 1ª Dama, pelo êxito do Magia do Natal e ao Prefeito Marcos César Sugigan por propiciar tão grandiosa festa a todos os nossos munícipes.

Em seu discurso, o Prefeito Marcos César Sugigan cumprimentou o Vice-Prefeito Waldemir Natal Marion; a todos os Vereadores, através do Presidente Demilson Alves da Silva; à sua esposa, Maria Cristina Benatti Sugigan pelo sucesso do Projeto Magia do Natal, acolhido por voluntários de todas as Igrejas Cristãs do Município; pelo Grupo Vida Corrida e tantos outros que, graças à disponibilidade de tempo dedicadaà concretização de uma ideia que, passo a passo, tornou-se uma realidade plantada, frutificada, colhida e acolhida por todos, no Município. Agradeceu a presença de todos e emocionou-se ao dizer que a maior felicidade pelo sucesso do Projeto, era o resgate das relações entre todos, cruelmente afetadas por dois anos desafiadores, impostos pela pandemia do COVID-19,que vitimaram tantas pessoas queridas do Município, tornando tristes os corações de familiares e amigos, mas via com alegria, o contentamento, o sorriso, as partilhas de todos com as atividades programadas e, tão bem executadas para a apresentação da nova face do Natal, no Município. Desejou de coração um Natal de Paz, Harmonia e Amizade e um Ano Novo Próspero, Fecundo e Promissor para todos, principalmente de muita Saúde e, com fé e Deus, livres, definitivamente, das adversidades impostas pela pandemia. Agradeceu, mais uma vez, a presença de todos e convidou para, ao som da Banda Herança, cantar, com muita alegria, os Parabéns pelo 66º Aniversário do Município, para, logo após continuarem se deliciando com o Show proporcionado pelo Grupo da Banda Herança e, irmanados pelo slogan da administração, todos construírem uma Cruzeiro do Sul com Mais Amor.

O Projeto Magia do Natal, incontestável sucesso que passará a integrar o Calendário Cultural do Município de Cruzeiro do Sul, fruto do trabalho coordenado pela 1ª Dama, Maria Cristina Benatti Sugigan, apoiados por todos os segmentos de voluntariados do Município, encerra sua programação dia 21 de dezembro, às 19h e 30m, com a Chegada do Menino Jesus na Praça Dr. Antonio Morais de Barros, Praça Central.

Magia do Natal

Veja as fotos