Notícias

Projeto Arte e Reciclar - Páscoa Encantada




O Projeto Arte de Reciclar realizou no Município de Cruzeiro do Sul a Abertura das Atividades do Páscoa Encantada. As atividades do evento foram realizadas na Praça Dr. Antônio Morais de Barros, Praça Central.

O Projeto Arte de Reciclar nasceu no ano de 2021 e seu primeiro grande o Evento foi o Natal Encantado. A Primeira Dama, Cristina Sugigan, idealizadora do trabalho, à época, prometera a implementação de atividades artísticas, a partir confecção com material reciclável, como símbolos alusivos às principais Festas comemorativas da Cultura e Religiosidade da comunidade sul-cruzeirense.

Assim, com a Arte e desprendimento participativo da Equipe do Departamento Municipal de Cultura, tendo à frente a Diretora Magaly Borgo e sua Equipe; o Departamento Municipal de Esporte e Lazer, tendo à frente o Diretor Nivaldo “Boiadeiro” de Oliveira; e em especial do Grupo de Voluntários de todos os segmentos do Município que que abraçaram a nobre causa que vem diferenciando as comemorações locais, com garra e determinação, fizeram acontecer, com beleza artística, a Páscoa Encantada..

No sábado, dia 02, durante a Abertura, o Prefeito Marcos César Sugigan, ladeado pelo Primeira Dama Maria Cristina Sugigan, parabenizou a todos os envolvidos no Projeto pela dedicação que tornara muito bela a Praça Central do Município, com os símbolos pascais que ali foram dispostos. Agradeceu o apoio dos servidores que colaboraram para a realização do evento festivo, em especial do Departamento de Cultura; à Câmara de Vereadores, o Comércio local que sempre apoiaram, irrestritamente, as boas políticas, no âmbito do Município.

O vereador, Demilson Alves da Silva, Presidente da Câmara, enalteceu a iniciativa da senhora Maria Cristina Benatti, a quem se dirigiu para parabenizar pelo trabalho que resgatou a alegria das pessoas, em atos daquela natureza e que há muito não se via, principalmente com a presença das famílias que se faziam presentes e prestigiavam o evento. O cunho religioso e espiritual são pontos que marcaram o verdadeiro sentido da celebração da Páscoa, durante todo tempo. Para tanto, numa participação ecumênica da maior Festa do Cristianismo, foi marcada por apresentações convergentes para uma chamada de reflexões para o sentido da Celebração Pascoal, como a Vitória de Jesus Cristo sobre a morte e que era destinada e oferecida a todos, por dádiva divina.

No sábado, esse propósito foi evidenciado na Apresentação da Peça Páscoa, Tempo de boas Ações, encenada pelo Grupo Teatral da Associação da Melhor Idade - ASCMEI e da Igreja Ebenézer, com o Pastor Paulo e Pastora Abgail.

No domingo, as atividades religiosas continuaram sendo o ponto alto da Celebração Páscoa Encantada, com apresentações da Igreja Pentecostal Nascidos do Espírito, com o Grupo do Pastor Aparecido; da Igreja Assembleia de Deus Missão, liderada pelo Pastor Vagner e Pastora Andreia e o encerramento das apresentações deu-se com a Paróquia São Judas Tadeu, sob a liderança do Pe. José Antonio e a Encenação da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo pelo Grupo de Teatro da Associação da Melhor Idade - ASCMEI. Finda a apresentação da peça teatral, o Pe. José Antonio, encerrou o ato religioso, com ênfase ao significado da Festa de Páscoa e, com todos os presentes fez a Oração Universal do Pai Nosso.

A Primeira Dama, Maria Cristina Sugigan, ao lado do esposo, o Prefeito Marcos César Sugigan, agradeceu, mais uma vez, de forma radiante e convicta o apoiamento da comunidade em geral. Perguntou aos presentes se era possível uma Cruzeiro do Sul com Mais Amor e a resposta foi uma aclamação geral dos presentes. Disse que o Projeto Páscoa Encantada era para todos, mas que estar trabalhando, diretamente, com as crianças era importante despertar a cultura e a religiosidade de valorização da Páscoa por meio da atividades lúdicas e teatrais, resgatando e fazendo as crianças perceberem que eram parte integrante desse processo, para o que contara com a parceria do Departamento Municipal de Educação e o da Cultura, sempre apoiando de corpo, alma e coração projetos que envolvem as crianças; Contextualizar o significado da Páscoa de uma forma lúdica era muito importante para formação de nossas crianças, fazendo-as perceber que a comemoração não poderia se restringir a diversões e ovos de chocolate, sem a consciência maior de sua importância para o crescimento da fé.

O Evento encerrou com a promessa da Primeira Dama, Maria Cristina Sugigan, de que ainda haveria muitas coisas acontecendo e, principalmente, as crianças teriam muitas surpresas agradáveis até o final da grandiosa Festa Pascoal, a Festa da Vitória do Senhor Jesus sobre a Morte.

Reciclar para Cruzeiro do Sul embelezar. Agradecemos a todos os envolvidos nesse Projeto.

Fonte: “Jornal o Regional de 06/04/2022 – Pagina 03”.