Notícias

Solenidade de posse do Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores de Cruzeiro do Sul


No dia 1º dia do mês de Janeiro de 2021, às 0h 15m, no Centro de Convivência "Prefeito Sérgio Bernardes da Cunha", deu-se início à Reunião Solene de Posse do Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores para a 17ª (Décima Sétima) Legislatura, período de 2021-2024.

Iniciando os trabalhos, foram convidados para constituir a Mesa de Honra os Vereadores Demilson Alves da Silva - Presidente da Câmara; Milton Monteiro - Vice-Presidente; Milton Aparecido Andrade da Fonseca - 1º Secretário; Vereadora Sônia Aparecida Senra; Vereador Carlos Faustino dos Santos; o senhor Danilo Rodrigues Figueiredo, representando o Vereador Celso Alves que Figueiredo; o Prefeito Ademir Mulon e o Vice-Prefeito Marcos César Sugigan. Foram registradas as presença das autoridades e lideranças que se faziam presentes à sessão, assim como alguns familiares dos empossados, respeitadas a limitação de pessoas em razão do cumprimento das normas sanitárias em razão da pandemia do COVID-19.

Composta a Mesa, todos os presentes foram convidados a entoar o HINO NACIONAL BRASILEIRO e o HINO DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL. Após os Hinos, foi desfeita a Mesa. Ato contínuo, foi convidado o Vereador Eleito, Erisvaldo Alves dos Santos para, na condição de mais idoso dentre os eleitos, conforme preceitua o Artigo 7º do Regimento Interno da Câmara Municipal, assumir a Presidência dos trabalhos de Compromisso e Posse. Ao assumir a Mesa e os trabalhos, o senhor presidente convidou o vereador Milton Aparecido Andrade da Fonseca para secretariar os trabalhos e declarou aberta a Sessão Solene de Compromisso e Posse para a 17ª Legislatura, 2021-2024, do Município de Cruzeiro do Sul - Estado do Paraná.

Nesse momento, convidou para tomar assento à Mesa os demais Vereadores Eleitos no pleito de 15 de Novembro de 2020, Senhora Silvana Aparecida Dutra Viana; Senhor Milton Monteiro; Senhora Sônia Aparecida Senra; Senhor Valdecir Raimundo; Senhor Demilson Alves da Silva e o Senhor Deosdete de Jesus Neves. O Senhor Celso Alves de Figueiredo, por motivos de viagem, não se fazia presente ao Ato de Compromisso e Posse. Em seguida, o senhor Secretário informou que todos os eleitos para os cargos do Executivo e Legislativo apresentaram os documentos exigidos no Artigo 6º do Regimento Interno da Casa, quais eram: Diploma expedido pela Justiça Eleitoral; Declaração de Bens e Legenda Partidária. Nesse momento o senhor Presidente convidou os eleitos para ficarem de pé, com o braço direito estendido para prestarem juramento lido pelo senhor presidente: "PROMETO CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL; A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ E A LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO. OBSERVAR AS LEIS; DESEMPENHAR, COM LEALDADE, O MANDATO QUE ME FOI CONFERIDO E TRABALHAR PELO PROGRESSO DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL E PELO BEM ESTAR DE SEU POVO". Após a Leitura do Juramento, o Secretário fez a chamada nominal dos eleitos que responderam: ASSIM O PROMETO. Cumprindo o juramento o senhor presidente declarou empossados para a 17ª Legislatura da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul dos os vereadores presentes.

Empossados os eleitos, o senhor Presidente passou para a eleição da Mesa Diretora, informando que lhe fora apresentada uma única chapa com a denominação: UNIÃO, RESPEITO, COMPROMISSO E TRABALHO. Solicitou ao Secretário que procedesse a Leitura dos Membros que a constituíam, bem como os das COMISSÕES PERMANENTES PARA O BIÊNIO 2021-2022, consoante com o Artigo 26 da Lei Orgânica do Município. O senhor Secretário procedeu a leitura da Chapa União, Respeito, Compromisso e Trabalho, que se constituía dos seguintes nomes: MESA DIRETORA: PRESIDENTE: Vereador Demilson Alves da Silva (PP); VICE-PRESIDENTE: Vereadora Silvana Aparecida Dutra Viana (PSD); 1º SECRETÁRIO: Vereador Milton Aparecido Andrade da Fonseca (PL); 2º SECRETÁRIO: Vereador Valdecir Raimundo (PT) e TESOUREIRO: Vereador Deosdete de Jesus Neves (PP). Membros das Comissões Permanentes da Casa, assim constituídas: 1. COMISSÃO ESPECIAL DE FINANÇAS E ORÇAMENTO: PRESIDENTE: Vereadora Sônia Aparecida Senra (PL); RELATOR: Vereador Dosdete de Jesus Neves (PP) e MEMBRO: Vereador Valdecir Raimundo (PT); 2. COMISSÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E JUSTIÇA: PRESIDENTE: Vereador Milton Aparecido Andrade da Fonseca (PL); RELATOR: Vereadora Silvana Aparecida Dutra Viana (PSD); MEMBRO: Vereador Erisvaldo Alves dos Santos (PSD); 3. COMISSÃO DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS: PRESIDENTE: Vereador Milton Monteiro (PSD); RELATOR: Vereador Valdecir Raimundo (PT) e MEMBRO: Vereador Deosdete de Jesus Neves (PP) e 4. COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA, SAÚDE PÚBLICA E ASSISTÊNCIA SOCIAL: PRESIDENTE: Vereadora Silvana Aparecida Dutra Viana (PSD); RELATOR: Vereador Milton Aparecido Andrade da Fonseca (PL) e MEMBRO: Vereador Celso Alves de Figueiredo (PT). Em função da apresentação de CHAPA ÚNICA, o senhor Presidente solicitou aos pares se se poderia a mesma ser votada por aclamação, em dissonância com o que preceitua o Artigo 13, Incisos I, II, III e IV e Parágrafos 1º e 2º do Regimento Interno da Câmara Municipal. A proposição foi acatada por unanimidade. O senhor Presidente colocou em votação a Chapa União, Respeito, Compromisso e Trabalho que foi aprovada por unanimidade. Manifestados os votos, por aclamação, o senhor Presidente, Vereador Erisvaldo Alves dos Santos, declarou eleitos e empossados nos cargos todos os membros da Mesa Diretora e das Comissões Permanentes da Casa.

Eleita e empossada a Mesa Diretora, o senhor presidente desejou um profícuo trabalho aos eleitos, agradeceu a todos e passou a Presidência para o presidente eleito, vereador Demilson Alves da Silva. Usando da palavra o presidente eleito agradeceu a Deus, a confiança de todos os companheiros, à sua família e à comunidade que nele depositara confiança. Disse que faria um trabalho de União, Respeito, Compromisso e Trabalho à frente da Câmara Municipal e, para isso contava com o apoio de todos nessa tarefa, independentemente de Sigla Partidária, com vistas à melhoria de qualidade de vida da população, em consonância com as Políticas Públicas, em todas as áreas. Enfatizou, ainda, que estaria conduzindo as ações legislativas para o fortalecimento do Poder, dos companheiros vereadores e, por extensão, para uma relação harmônica e responsável com o Poderes Executivo e Judiciário. Parabenizou o trabalho do ex-prefeito Ademir Mulon e desejou uma promissora gestão ao Prefeito Marcos César Sugigan e ao Vice-Prefeito Waldemir Natal Marion.


Após o pronunciamento, o senhor Presidente, vereador Demilson Alves da Silva, convidou as vereadoras Sônia Aparecida Senra e o Silvana Aparecida Dutra Viana para ladearem e conduzirem os senhores Marcos César Sugigan e Waldemir Natal Marion, Prefeito e Vice-Prefeito eleitos no Pleito de 15 de Novembro de 2020, até à Mesa para prestarem juramento e serem empossados nos cargos, respectivamente, para a 17ª Legislatura - 2021 - 2024. Conduzidos à Mesa, o senhor Presidente convidou-os para, de pé, braço direito estendido repetirem o juramento: "PROMETO DEFENDER E CUMPIR A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL; A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ E A LEI ORGÂNICA MUNICIPAL. OBSERVAR AS LEIS; PROMOVER O BEM GERAL DA MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL E DESEMPENHAR, COM LEALDADE E PATRIOTISMO AS FUNÇÕES DO MEU CARGO". Após cumprimento do ritual de posse, o senhor Presidente declarou empossados nos respectivos cargos os Senhores Marcos César Sugigan - Prefeito Municipal e Waldemir Natal Marion - Vice Prefeito Municipal.

Nesse momento o senhor Presidente passou a palavra ao senhor Ademir Mulon, ex-Prefeito que, primeiramente agradeceu a todos os que fizeram parte da sua administração, os Diretores, Funcionários, à Câmara Municipal que sempre o apoiara e, em especial, a sua família que sempre esteve a seu lado durante todo o tempo em que esteve à frente da administração. Ato contínuo, fez um breve relato da sua gestão: informou sobre as muitas conquistas em todas as áreas de Políticas Públicas, obras e aquisições de máquinas e equipamentos; explanou sobre a situação financeira do Município, como saldos de convênios e recursos livres; compromissos futuros, em conformidade com a legislação pertinente. Concluiu que deixava o Município em boas condições para a futura administração. Parabenizou os eleitos Marcos César Sugigan, Prefeito e Waldemir Natal Marion, Vice-Prefeito e enfatizou ter certeza de que os mesmos fariam um formidável trabalho na nova gestão.

O Presidente, Vereador Demilson Alves da Silva, passou a palavra para o Vice-Prefeito, senhor Waldemir Natal Marion que agradeceu a Deus pela conquista e à sua Família e aos amigos pelo apoiamento na sua decisão de ser candidato a Vice-Prefeito na Chapa com o companheiro Marcos César Sugigan. Enfatizou da certeza de que o companheiro de Chapa, a quem conhecia desde criança, era uma pessoa honesta, capaz, inteligente e com esses predicativos faria uma gestão que seria orgulho para todos. Salientou que usaria sua experiência de Diretor de Escola, de Vereador e de Prefeito por 2 (dois) mandatos que fora, para contribuir na nova administração. Desejou um ótimo trabalho para todos os eleitos no Poder Executivo e o Poder Legislativo, enfatizando que a independência e a harmonia entre os Poderes deveriam ser a essência da nova gestão, mesmo porque essa harmonia contribuiria para a efetivação de uma administração pública voltada para o interesse de todos os munícipes, em especial os que mais dependiam das mesmas. Concluiu parabenizando o trabalho do ex-prefeito Ademir Mulon e desejou-lhe sucesso na nova caminhada.

Nesse momento o senhor Presidente, Demilson Alves da Silva, passou a palavra ao Prefeito empossado, senhor Marcos César Sugigan que iniciou sua fala agradecendo a Deus pela sua eleição e a confiança nele depositada. Agradeceu o apoio de sua família e dos companheiros que levaram seu nome e o do seu vice-prefeito, Waldemir Natal Marion, durante toda a campanha. Enfatizou ser muito grato a todos os candidatos a vereador, eleitos e não eleitos, que o apoiaram com dedicação e empenho; aos líderes do Município, aos funcionários públicos e a todos os segmentos produtivos da comunidade, de um modo geral. Enfatizou que não mediria esforços para promover uma Cruzeiro do Sul voltada para o atendimento dos anseios da sua população, em especial os que mais precisam das políticas públicas. Destacou que tinha um árduo trabalho pela frente, principalmente no sentido da adoção de uma gestão moderna, eficiente e de resultados. Para tanto, era preciso atualizar algumas legislações, em especial aquelas contribuíam para as inovações que a administração pública requer. Salientou que pela sua experiência por dois mandatos como Vice-Prefeito, tinha conhecimento das prioridades da nova gestão, além das dificuldades que teria que enfrentar em virtude da crise econômica pela qual o país e, por consequência, estados e municípios estão e estarão enfrentando. Fez uma analogia ao pensamento do dramaturgo William Shakespeare que diz: quando o mar está calmo, qualquer barco navega bem; logo são nos momentos mais turbulentos, mais desafiadores é que descobrimos nossas reais capacidades. Assim será nossa administração, ressaltou. Sabia que no dia-a-dia estaria, constantemente, sendo alvo de grandes desafios que colocariam à prova novas competências, mas com maturidade, e diria até mesmo coragem, enfrentaria o desafio na busca de oportunidades para a efetivação de uma gestão que orgulharia a todos.

Ratificou que, para tanto, contava com o apoio de todos os eleitos para a Câmara Municipal, independentemente de bandeira partidária para a implantação de uma gestão democrática e produtiva. Concluiu agradecendo e parabenizando o ex-prefeito Ademir Mulon, pelo seu trabalho, com quem tivera a honra de trabalhar, nas duas gestões, como Vice-Prefeito e Diretor de Saúde. Desejou êxito e prosperidade a todos no Ano Novo que se iniciava.

Após o discurso do Prefeito Eleito, o senhor Presidente informou a todos que estariam se deslocando ao Paço Municipal Prefeito Jorge Duarte Cantele, onde se daria a Transmissão de Cargo do Poder Executivo, bem como a Assinatura da Posse do Prefeito e Vice-Prefeito.

Prefeito Marcos César Sugigan e esposa Maria Cristina Benati Martins Sugigan

Vice-Prefeito Waldemir Natal Marion e esposa Teresa Garcia Marion


Vereadores empossados para a legislatura - Gestão 2021/2024