Notícias

Seminário “Desafios da Família do Século XXI”




CRUZEIRO DO SUL REALIZA SEMINÁRIO “DESAFIOS DA FAMÍLIA DO SÉCULO XXI”.

Respeitando as restrições sanitárias, com todas as medidas preventivas à saúde, no espaço cultural “Prefeito Tomoyuki Harada”, nos dias 11 e 12 de setembro/2021. Com a participação dos Departamentos Municipais, Câmara de Vereadores, Escolas da Rede Municipal e Estadual, Conselho Tutelar e líderes religiosos.

O Seminário foi ministrado pela Drª Marisa Lobo (Curitiba), que conduziu os nossos pensamentos a esses desafios. Ela que é psicóloga clínica, teóloga, pós-graduada em Saúde Mental e Filosofia dos Direitos Humanos. Presta consultoria em prevenção e enfrentamento às drogas, em políticas públicas para mulheres, sobre drogas e pedofilia, Presidente da OBME PR (Organização Brasileira das Mulheres Empresárias do Paraná).

A palestra ministrada pela especialista foi prestigiada por um bom número de pessoas. Ela discorreu sobre alguns dos grandes dilemas do século atual, no tocante à família, bem como o papel da escola frente a temas como diversidade, ideologia de gênero e suas implicações.

O objetivo da palestra foi o de promover o fortalecimento das famílias em tempos de desconstrução sociocultural, mas observando-se, contudo, o cuidado para não haver a propagação de preconceitos de quaisquer espécies. Afim de capacitar a comunidade escolar e religiosa local, para lidar com os desafios do tema tratado. Foi explicado como questões de ordem ideológica atuam modelando o comportamento de crianças e adolescentes.

O seminário foi uma iniciativa da gestão municipal, contemplando os poderes políticos local, líderes comunitários e religiosos, pais e mães que desejam estar preparados o suficiente para lidar em seus recintos de trabalho, bem como em suas residências, com esse e outros temas de natureza semelhante, mas sempre respeitando as particularidades e a maturidade de cada criança perante a complexidade do assunto.

O Prefeito Marcos César Sugigan, destacou a importância do evento, lembrando que já foram realizados em outras ocasiões atividades em comemoração à semana da família envolvendo toda comunidade, porém a pandemia, com sinais de que estamos vencendo em virtude da vacinação, não tem permitido atos que aglomerem muita gente e que decidimos em reunião que neste ano, promoveríamos um evento diferente e de fundamental importância diante do senário que se apresenta no mundo e Brasil e que devemos estar orientados para os desafios que surgirem quando abordamos o tema Família. Agradeceu as presenças e desejou um excelente seminário a todos.

O Professor Waldemir Natal Marion, Vice-Prefeito, também usou da palavra: “Para nós é uma satisfação muito grande em realizar este evento que não é só em Cruzeiro do Sul, mas em todo Brasil. Sempre gosto de lembrar que se não houvessem problemas nas famílias, não haveriam problemas na sociedade. Desejo a todos um bom encontro.

A primeira-dama Maria Cristina Sugigan, agradeceu o prefeito pela oportunidade: “Quem me conhece sabe que essa pauta da família é muito especial ao meu coração. Essa gestão se preocupa com a promoção e o acolhimento das famílias cruzeirenses e estamos abertos a sugestões e ideias que possam promover a família”. Finaliza agradecendo a Diretora de Cultura, Magaly Borgo e sua equipe, pela organização do evento.

Ao longo de sua fala, Marisa Lobo ressaltou a importância de se antecipar ao surgimento dos problemas na esfera social, preparando as famílias, lideranças públicas e professores para que saibam lidar com os dilemas do mundo atual, a fim de que possam minimizar as dúvidas dos menores, os quais constituem o nosso maior patrimônio e o futuro dessa geração. Daí o valor da atual administração, colocando a família em primeiro lugar, discutindo juntos as tomadas de decisões, inclusive com outros setores e com a participação ativa da sociedade na gestão, pois só assim entendemos ser possível trilhar o caminho para o bem comum.

Na ocasião tivemos apresentações artísticas de Márcia Maria Regiane da Igreja Católica, Pastor Denner Correia da ISOSED, Presbítero Rosinaldo da Silva Barbosa da Igreja Assembleia de Deus – Missão com Louvor. O encerramento foi no domingo à noite, dia 12, com um Culto Evangélico na Igreja Assembleia de Deus - Missão com Louvor.