Notícias

Cruzeiro do Sul recebe o primeiro lote de vacina contra a Covid-19


imagem O Município de Cruzeiro do Sul recebeu no dia 20 de Janeiro de 2021 o primeiro lote de Vacina para imunização contra a Covid-19. As 27 doses do lote foram entregues pela Equipe da 14ª Regional de Saúde, senhores José Alves de Almeida, Patrícia Okubo e Márcio Gonçalves. Na oportunidade estiveram presentes a Diretora Municipal de Saúde, Mônica Andrea Andrade da Fonseca Figueiredo, que também representava o Chefe do Poder Executivo Municipal, Prefeito Marcos César Sugigan, ausente por compromisso já assumidos anteriormente; a Enfermeira Chefe da Unidade Básica de Saúde, senhora Grasiele Fernanda de Paula Mota; a Enfermeira Chefe da Equipe do Programa Saúde da Família, senhora Andreia Luciana Braguin; a Chefe da Vigilância Sanitária, senhora Mônica Chaves Françozo e o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Demilson Alves da Silva.

De acordo com o protocolo estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde, as 27 doses foram destinadas aos profissionais de saúde que estão à frente do trabalho de prevenção da Covid-19, na Unidade Básica de Saúde Prefeito João Esteves Parra e no Hospital Municipal Dr. Gregório Tchalakian, que são mais susceptíveis à contaminação do vírus, por estarem diretamente relacionados aos casos apresentados no Município.


imagem Segundo a Diretora Municipal de Saúde, outras remessas da vacina serão recebidas para atendimento, por prioridade estabelecida pelas autoridades do Ministério de Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, da população que anseia pela imunização desse mal que tomou conta do planeta.


A primeira profissional de Saúde a ser vacinada foi a Agente Comunitária de Saúde, Elena Gusman Souza de Andrade que com muita alegria demonstrou a satisfação pela esperança de cura e retomada normal da vida das pessoas, não somente dos profissionais de saúde. O Clínico Geral, Dr. Luis Fernando Scarano Miranda, ao ser vacinado, desejou que a vacina fosse a esperança para devolução da liberdade das pessoas e oxalá marcasse o início do fim dessa doença que tirara o direito das pessoas se abraçarem.


Os médicos Dr. Antonio Granado da Mota Júnior e Dr. Denner dos Santos Carrilho, que atendiam na Unidade Básica de Saúde, demonstraram contentamento e alívio com essa ação concreta das autoridades de saúde na busca da imunização, primeiro dos profissionais de saúde, certos de ser a primeira de outras que ocorrerão e beneficiarão a população como um todo.


A Diretora Municipal de Saúde, Mônica Andrea Andrade da Fonseca Figueiredo, agradeceu a todos e informou que o Departamento, com toda a equipe de profissionais estava de parabéns e que o Plano de Vacinação do Município foi elaborado com a participação de todos e lembrou que enquanto não se efetivasse maciçamente a vacinação, a melhor prevenção continua sendo o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social, medidas que devem ser adotadas, de forma consciente, por todos.


imagem

imagem

Clique aqui e conheça o PLANO DE VACINAÇÃO e outras informações sobre a transparência no cambate ao COVID-19 em Cruzeiro do Sul.