Cruzeiro do Sul recebe Prefeitos do Consórcio Intermunicipal Caiuá-Ambiental eTécnicos da Codapar
para avaliar o Programa Patrulha do Campo

 

Prefeitos de seis dos 10 municípios que compõem o CICA (Consórcio Intermunicipal Caiuá-Ambiental) e técnicos da Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná) se reuniram nesta quinta-feira (1º) em Cruzeiro do Sul para fazer uma avaliação sobre os primeiros quilômetros de estradas rurais recuperados pela Patrulha do Campo, programa de melhoria e readequação de estradas rurais do Governo do Estado. Os prefeitos e equipe técnica visitaram os primeiros trechos já recuperados e o local onde as máquinas estão em operação.
A Patrulha do Campo começou a operar em Cruzeiro do Sul no dia 17 de julho, mas por causa do período de chuvas, os trabalhos só puderam ser feitos por sete dias. Ainda assim, um bom trecho da estrada ouro Verde já está passando por readequações. “Serão aproximadamente 18km de estradas rurais de Cruzeiro do Sul passando por readequações. Mais de 300 famílias vão ser beneficiadas com a melhoria das condições de tráfego para o escoamento da produção e o transporte escolar”, frisou o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ademir Mulon.

Durante a reunião entre os municípios do CICA, os prefeitos discutiram algumas necessidades de otimização do trabalho para cumprir o cronograma de utilização dos equipamentos da Patrulha do Campo. “A Patrulha está fazendo um excelente trabalho. Estamos organizando alguns detalhes de contratação de operadores de máquina para darmos maior agilidade na recuperação dos trechos. Assim os equipamentos podem seguir para outros municípios para fazer o serviço”, explicou o prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, que também preside o Consórcio.

Durante a reunião do CICA, os prefeitos Admir Mulon (Cruzeiro do Sul), Cláudio Golemba (Alto Paraná), José Carlos Maia (São João do Caiuá), Mauro Lemos (Amaporã), Reinaldo Pinheiro da Silva (Mirador) e Rogério Lorenzetti (Paranavaí) discutiram ainda outros assuntos de interesse do Consórcio, como a criação do cargo de Controlador, a regularização das mensalidades dos municípios participantes, e a nomeação do Secretário Executivo do CICA, que ficou a cargo do prefeito de São João do Caiuá, José Carlos Maia, por unanimidade de votos.

A Patrulha do Campo, que está sendo utilizada para readequação e melhorias nas estradas rurais do Noroeste, é composta por um caminhão comboio, uma escavadeira hidráulica, um trator de esteira, uma motoniveladora, uma pá carregadeira, um rolo compactador, cinco caminhões basculantes, uma pick-up para uso de um profissional técnico e uma carreta para transporte dos equipamentos. Os municípios são responsáveis pelo pagamento da mão-de-obra (operadores de máquina) e do combustível.

Depois de Cruzeiro do Sul, a Patrulha segue para Alto Paraná, com 22,3 km de estradas a receber melhorias; Paranavaí, com 30 km; e Amaporã, com 8,4km. A ordem dos municípios que receberão os serviços foi definida em Assembléia Geral do Consórcio realizada no mês de abril.