Agriculturores são Certificados Oficialmente para Produção de Orgânicos

No Paraná, o Programa Paranaense de Certifi cação de Produtos Orgânicos (PPCPO), criado em 2009, contribuiu para consolidar o Estado como o maior produtor orgânico do país. Tem apoio do Fundo Paraná, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), conta com 41 bolsistas de sete instituições de ensino superior (UEL, UEM, UEPG, Unespar/Litoral, Unicentro, Unioeste), mais o Centro de Referência em Agroecologia (CPRA), que por meio desses Núcleos/PPCPO, realizam as certifi cações com o selo “Orgânico Brasil”

Isso é feito pela Certificação Auditada através do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), também com certificações participativas pela rede Ecovida.” O bom desempenho se deve, ao fato de ser o único programa público no País a orientar e capacitar os produtores, auditar e certificar a produção de alimentos orgânicos. Só nos últimos quatro anos, foram mais de 290 propriedades certifi cadas, em todas as regiões paranaenses.

No Município de Cruzeiro do Sul esta prática agrícola salutar, preocupada com a saúde dos ser humano, e sustentabilidade da fauna e da fl ora, vem sendo adotada pelos produtores Mário Toshimi Tasaki e sua esposa, Hiromi Matsumoto Tasaki (Café Orgânico); Andre Nolyassu Matsumoto e sua esposa Merenilza Aparecida Scremin Matsumoto (Morango e Hortalíças Orgânicos). Em Colorado o casal Irice de Fátima de Oliveira Ribeiro e Manuel Rocha Ribeiro Primo (Hortaliças Orgânica). Estes pioneiros estão servindo de espelho para os agricultores Antonio Felix, de Itaguajé (Hortaliças Orgânica) e Claudio Bomfi m, de Inajá que já está em transição para orgânico em seu parreral para produção de uva utilizando medicamentos homeopáticos.

Na cerimônia, ocorrida dia 05 de setembro às 14 horas, no Espaço Cultural Prefeito Tomoyuki Harada de Cruzeiro do Sul, os produtores pioneiros receberam os certifi cados com a Selo de Produtos Orgânicos, em consonância com a legislação pertinente do Programa Paranaense de Certifi cação de Produtos Orgânicos - PPCPO - em parceria com a Biolabore. A certificação foi marcada por vários momentos de forte emoção, a cada fala dos envolvidos com o projeto que se consolidava, naquela momento. O que era para ser apenas a entrega de certificação de produtores da agricultura familiar, acabou sendo um momento raro de fraternidade e companheirismo, por conta dessa emoção que tomou conta dos presentes, em consequência do relacionamento profi ssional de mais de três anos que criou laços de amizade que o tempo não desfaz.

A cerimônia foi encerrada com a entrega dos certificados para as famílias: Mário Toshimi Tasaki e sua esposa Hiromi Matsumoto Tasaki (Sitio Matsumoto); Merenilza Aparecida Scremin Matsumoto e o filho Leonardo Yudi Matsumoto (Sítio Scremin); Irice Fátima de Oliveira Ribeiro e Manoel Rocha Ribeiro Primo (Chácara Santa Clara, em Colorado).

Fonte: Jornal "O Regional" da cidade de Nova Esperança- Edição 2.915 - 17 de Setembro de 2017