Notícias

Cruzeiro do Sul sedia Seminário



No dia 02 de março de 2024, pelo sexto ano consecutivo o Município de Cruzeiro do Sul sediou VI Seminário de Atualização de Regras de Futebol de Campo, no encontro estavam presentes 54 árbitros, de várias regiões do Paraná com o objetivo de se debater e interpretar a Atualização de Regras do Futebol de Campo.

Na abertura do evento que aconteceu no Auditório Prefeito Tomoyki Harada, estiveram presentes; Marcos César Sugigan, Prefeito Municipal; Milton Aparecido Andrade da Fonseca, Presidente da Câmara; Nivaldo de Oliveira, Diretor de Esportes e Lazer; Magaly Aparecida Borgo, Diretora de Cultura; Leopoldo Esteves Júnior, organizador; Antonio Denival de Morais, instrutor de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol; Luiz Carlos Pereira, Diretor da Escola de Árbitros e Antonio Sérgio Morais, Coordenador Regional da Escola de Árbitros.

O Diretor Municipal de Esportes, Nivaldo de Oliveira, deu as boas vindas a todos os presentes e disse estar muito contente em poder realizar, pelo sexto ano consecutivo, o Seminário de Atualização de Regras no Futebol de Campo. Entendia a necessidade de se atualizar, uma vez que sempre alguma novidade de regra era aprovada pela legislação desportiva e, muitas vezes deixava dúvida na hora do trabalho de arbitragem, em campo. Sentia-se privilegiado pelo fato de o Município contar com três árbitros federados, presentes no encontro, os senhores Leopoldo Esteves Junior, Carlos Vicente Medeiros e Marcos Cesar Pimentel.

O Presidente da Câmara parabenizou a equipe pela organização do evento, deu boas vindas a todos e desejou um frutífero aprendizado durante as discussões e deliberações. O prefeito Marcos César Sugigan, também parabenizou a todos os envolvidos na organização e disse ser uma honra e um prazer poder contribuir para a realização de evento de tão importante envergadura e que a estrutura do Município de estaria sempre à disposição de todos os envolvidos no Seminário.

Antonio Sérgio Morais, Coordenador Regional da Escola de Árbitros, agradeceu o acolhimento da equipe do Município de Cruzeiro do Sul, quando todos os representantes sempre estenderam a mão para apoiar os encontros regionais.

Finalmente, o instrutor de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol, senhor Antonio Denival de Morais agradeceu a presença de todos os árbitros e árbitras presentes, bem como à equipe do Município de Cruzeiro do Sul pelo acolhimento do evento pelo sexto ano consecutivo. Desejou a todos um dia de trabalho bastante produtivo e que o objetivo maior é todos aprenderem e ensinarem porque todos tinha experiências significativas no trabalho de arbitragem que iriam contribuir para o enriquecimento do encontro.

No período da manhã foram debatidas as novas mudanças nas regras da modalidade. Discutidas, teoricamente, as novas regras, houve uma pausa para almoço. No retorno dos participantes foram organizadas as mesas temáticas. Após as discussões acerca do tema, todos os participantes participaram das provas que foram aplicadas, conforme a metodologia aplicável para o encontro.

No encerramento das atividades foram entregues os certificados de participação no seminário; O senhor Antonio Denival de Morais, instrutor responsável pela condução dos trabalhos, parabenizou os participantes. Agradeceu, mais uma vez a todos e desejou um feliz retorno aos municípios de origem.

O Prefeito Marcos César Sugigan convidou a todos para o VII Seminário que será realizado no ano de 2025.